Telemarketing
Conceitos
Telemarketing – O que é?
É uma ferramenta que através da central para atendimento a clientes atua de forma ativa ou receptiva como canal de comunicação e vendas. Apesar de ser conhecido simplesmente por “vendas por telefone”, o Telemarketing compreende a aplicação integrada e sistemática de tecnologias de telecomunicações e processamento de dados, com sistemas administrativos, com o propósito de otimizar o mix das comunicações de marketing usado por uma empresa para atingir seus clientes.
As empresas que utilizam o Marketing Direto como ferramenta definem Telemarketing ora como canal de comunicação, ora como canal de vendas, quase sempre em parceria com mala direta.
O Telemarketing atua como um importante canal de comunicação entre sua empresa e o mercado comercial reduzindo seus custos de comercialização diversificando sua atuação em novos Clientes e/ou mercados e recuperando clientes não atendidos no modelo convencional.
Através da aplicação do Telemarketing Ativo ou do Telemarketing Receptivo a empresa efetivará uma imagem diferenciada em seu mercado de atuação.
Quais são as aplicações do Telemarketing?
- Captação de pedidos de venda;
- Pesquisa de Informações de Mercado;
- Atendimento de Consultas de Clientes sobre: Carteira de Pedidos; Faturamento; Crédito e Títulos; Histórico de Compras; Disponibilidade de Estoque.
- Agenda e Controle dos Contatos através de Manutenção dos Histórico de Contatos;
- Elaboração de campanhas e scripts de contato.
Aqui, existe integração total com as bases de dados da comunicação da empresa. Todo o trabalho é feito a partir da campanha e do material promocional fornecido pela empresa e o caminho é empresa-cliente.
O que caracteriza um Telemarketing Ativo?
- O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente e caracteriza-se por:
- Requerer cadastro para ligações
- Requer roteiro (orientação na forma de interação com cliente)
- Operador comanda
- Picos previstos
- Aproveita as mídias
- Maior conhecimento de técnicas pelo operador
- Mais questionamentos dos Prospects durante o contato
- Adequados ao tamanho do esforço de Vendas
O que caracteriza um Telemarketing Receptivo?
- O telemarketing receptivoé um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empres e caracteriza-se por:
- Gera cadastro nos contatos
- Requer roteiro para abordagem
- Público comanda a ligação
- Picos de demandas sazonais
- Depende das mídias
- Menos questionamentos dos clientes durante o contato
- Maior conhecimento do produto pelo operador
- Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda.
Nova questão
Não achei o que queria, e quero formular uma questão sobre um novo assunto!