Telemarketing

Conceitos

Telemarketing – O que é?

É uma ferramenta que através da central para atendimento a clientes atua de forma ativa ou receptiva como canal de comunicação e vendas. Apesar de ser conhecido simplesmente por “vendas por telefone”, o Telemarketing compreende a aplicação integrada e sistemática de tecnologias de telecomunicações e processamento de dados, com sistemas administrativos, com o propósito de otimizar o mix das comunicações de marketing usado por uma empresa para atingir seus clientes.

As empresas que utilizam o Marketing Direto como ferramenta definem Telemarketing ora como canal de comunicação, ora como canal de vendas, quase sempre em parceria com mala direta.

O Telemarketing atua como um importante canal de comunicação entre sua empresa e o mercado comercial reduzindo seus custos de comercialização diversificando sua atuação em novos Clientes e/ou mercados e recuperando clientes não atendidos no modelo convencional.

Através da aplicação do Telemarketing Ativo ou do Telemarketing Receptivo a empresa efetivará uma imagem diferenciada em seu mercado de atuação.

Quais são as aplicações do Telemarketing?

  • Captação de pedidos de venda;
  • Pesquisa de Informações de Mercado;
  • Atendimento de Consultas de Clientes sobre: Carteira de Pedidos; Faturamento; Crédito e Títulos; Histórico de Compras; Disponibilidade de Estoque.
  • Agenda e Controle dos Contatos através de Manutenção dos Histórico de Contatos;
  • Elaboração de campanhas e scripts de contato.
    Aqui, existe integração total com as bases de dados da comunicação da empresa. Todo o trabalho é feito a partir da campanha e do material promocional fornecido pela empresa e o caminho é empresa-cliente.

O que caracteriza um Telemarketing Ativo?

  • O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente e caracteriza-se por:
  • Requerer cadastro para ligações
  • Requer roteiro (orientação na forma de interação com cliente)
  • Operador comanda
  • Picos previstos
  • Aproveita as mídias
  • Maior conhecimento de técnicas pelo operador
  • Mais questionamentos dos Prospects durante o contato
  • Adequados ao tamanho do esforço de Vendas

O que caracteriza um Telemarketing Receptivo?

  • O telemarketing receptivoé um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empres e caracteriza-se por:
  • Gera cadastro nos contatos
  • Requer roteiro para abordagem
  • Público comanda a ligação
  • Picos de demandas sazonais
  • Depende das mídias
  • Menos questionamentos dos clientes durante o contato
  • Maior conhecimento do produto pelo operador
  • Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda.

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